Glúten Free – Escolha viver sem Glúten - Tamara Mazaracki

Voltar

Glúten Free – Escolha viver sem Glúten

Emagrecer, sentir mais energia, eliminar gases e inchaços incômodos causados pela ingestão diária de glúten – a dieta sem glúten está na crista da onda, todos falam sobre os benefícios de retirar o glúten do cardápio (para maiores detalhes sobre esta proteína e seus efeitos no organismo, leia o meu artigo “Dieta sem Glúten”).

 

Quando se pensa em tirar o glúten da alimentação, o primeiro sentimento é de pânico: o que eu vou poder comer? Parece que nada vai sobrar e que a vida vai se tornar um imenso sofrimento. Não é bem assim, viver sem glúten é mais fácil do que parece. A única coisa necessária é derrubar o preconceito: a maior parte dos alimentos não contem glúten.

 

É verdade que você vai ter que abrir mão de algumas guloseimas, mas tudo pode ser substituído e há várias opções sem glúten. Pão francês não pode, mas pense bem, a sua cintura agradece. Nem aquela montoeira de biscoitos e bolos que você vê nas gôndolas do supermercado. Por outro lado, a sua alimentação vai ficar bem mais rica porque você vai aproveitar os nutrientes de muitos outros cereais, que simplesmente não frequentam a sua mesa. A necessidade de retirar o trigo do seu prato vai permitir que você encontre alternativas mais saudáveis.

 

No dia a dia não é tão difícil ficar sem o glúten. Pães, biscoitos, bolos, massas, panquecas, todos sem glúten, tem muita opção. A maior dificuldade reside em festas e reuniões, onde vai ser impossível você encontrar alguma versão sem glúten nos canapés, acepipes, bolos e docinhos. Mas me diga, você vai lá para comer ou para ver os seus amigos? Minha sugestão é que você faça um lanche reforçado ou um bom jantar antes de sair de casa.

 

Cereais: trigo, centeio, cevada, aveia e malte.

Bebidas: cerveja, vodca e uísque (algumas marcas)

Chocolate e achocolatados (Kopenhagen não tem glúten)

Kani kama, molho de soja (algumas marcas).

Iogurte Activia.

Pães com trigo, bolos com trigo, biscoitos, barras de cereal, granola, amendoim japonês (encapado com massa de trigo).

Cereais: arroz, quinua, trigo sarraceno, milho, pipoca. 
Farinhas: mandioca, arroz, milho, fubá, fécula de batata, maizena, araruta, coco, polvilho doce e azedo, tapioca, trigo sarraceno. 
Massas: de arroz (bifum), de quinua, de milho.
Sementes e oleaginosas: linhaça, chia, gergelim, girassol, amêndoas, castanha do brasil, nozes, avelãs, castanha de caju, macadâmia.
Gorduras: óleos vegetais, azeite, manteiga, óleo de coco. 
Frutas: todas, ao natural e em sucos.
Frutas secas: uva-passa, banana-passa, ameixa, tâmara, damasco.
Laticínios: leite, manteiga, queijos e derivados, iogurtes (algumas marcas).
Hortaliças: todas as folhas, cenoura, tomate, vagem, brócolis, couve-flor, etc.
Legumes e leguminosas: feijão, grão de bico, ervilha, lentilha, cará, inhame, batata, batata-doce, mandioca, aipim.
Carnes e ovos: aves, suínos, bovinos, caprinos, miúdos, peixes, frutos do mar.
Pães: mandioca, arroz, aipim, batata, abóbora, cenoura, milho, pão de queijo (algumas marcas). Podem ser encontrados em casas especializadas como Mundo Verde, Good Food, Vitana e outras – marcas Freddy sem Glúten, Marilis, Aminna, que também tem torradas e biscoitos sem glúten. 
Doces: mel, melado, açúcar. 
Guloseimas: alguns chocolates, muitos tipos de sorvetes, salgadinhos de milho, batata, soja – cuidado, contem muitas calorias.
Sempre LEIA O RÓTULO.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Misture bem com um batedor os ovos, o óleo, o sal e a cebola. Acrescente a farinha e o fermento e misture bem até ficar homogêneo. Coloque o queijo e misture até incorporar na massa. Com uma colher coloque num tabuleiro untado ou forrado com papel manteiga untado e asse por 15 minutos.

 

Panquecas com farinha de coco

2 ovos
1 colher de sopa de óleo de coco ou manteiga derretida
2 colheres de sopa de leite de coco
1 colher de chá de açúcar mascavo

1 colher de cafezinho de sal
2 colheres de sopa de farinha de coco peneirada 
1 colher de cafezinho de fermento químico

 

Bata os ovos, óleo, leite de coco, açúcar e sal. Misture numa vasilha a farinha de coco com o fermento e acrescente aos ovos, batendo bem até ficar liso. Aqueça uma pequena quantidade de óleo de coco numa pequena frigideira antiaderente e coloque 3 a 4 colheres de sopa para fazer a panqueca.

Contato

Nome*

E-mail*

Assunto

Mensagem

Av. das Américas 1155, Sl 212, Barra Space Center
Barra da Tijuca – RJ
Tel: (21) 2492-1251