Você conhece a Farinha de Coco? - Tamara Mazaracki

Voltar

Você conhece a Farinha de Coco?

Muitos benefícios

A farinha de coco é a mais rica em fibras, ultrapassando a linhaça com folga. Ela ajuda na saciedade, reduz o esvaziamento gástrico, melhora a função intestinal, regula o açúcar no sangue e os níveis de colesterol. Tem baixo teor de gordura, pois é preparada a partir do bagaço do coco após a retirada do leite de coco, onde está a gordura. A farinha de coco é excelente no preparo de pães, bolos e biscoitos, tornando estas gostosuras permitidas na dieta e aliadas da perda de peso. É livre de glúten e hipoalergência. Seu teor de fibras é maior do que de qualquer outra farinha ou farelo (veja quadro abaixo).

 

Minerais bem absorvidos

Outro fato interessante sobre a farinha de coco, é que, apesar de muito rica em fibras, não afeta a absorção de minerais, pois não contem ácido fítico, que se prende aos sais minerais e reduz a sua absorção pelo corpo. O ácido fítico está presente em diversas farinhas, tais como a farinha de soja, de milho e de trigo integral.

 

Cuidando do coração

A farinha de coco é uma grande amiga do coração. Ela ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o colesterol protetor (HDL). Além disso, o seu alto teor de fibra ajuda no controle do açúcar no sangue evitando picos de insulina porque os carbos ingeridos serão liberados lentamente na circulação, e o pâncreas tem tempo de se ajustar e produzir menos insulina. O excesso de insulina tem uma ação inflamatória sobre os vasos sanguíneos de todo o corpo, inclusive os do coração (vasos coronários). Quando se acrescenta a farinha de coco no preparo de pães, bolos e biscoitos, ou nos sucos, estes alimentos tem seu índice glicêmico reduzido. O coração agradece.

 

Emagrece!!!

Além de ajudar a acelerar o metabolismo, a farinha de coco tem altíssimo teor de fibras não digeríveis, que promovem a saciedade e uma sensação de estar “cheio” por muito mais tempo.

Explicando: os alimentos contem dois tipos de carboidratos, os que são digeridos e os que não são digeridos. No primeiro grupo estão os amidos e os açúcares simples, ambos calóricos. No grupo dos carbos não digeríveis estão as fibras, que não contem calorias, ou seja, ocupam espaço, absorvem água, melhoram o processo digestivo, aceleram o metabolismo otimizando a função intestinal e a eliminação de toxinas, e colaboram para o emagrecimento. A farinha de coco é composta basicamente por carbos não digeríveis, com um pequeno percentual de óleo do tipo benéfico, os triglicerídios de cadeia média.

 

Ciência

Muitos estudos têm mostrado que o uso regular da farinha de coco, numa quantidade de 2 colheres de sopa por dia ajudam a reduzir em até 10% a ingesta de calorias, o que permite um emagrecimento gradual e saudável, cujo ritmo vai depender do nível de atividade física, idade e taxa metabólica individual.

 

Valores nutricionais da farinha de coco

(fonte: Nutrition Data)

Porção de 14 g = 1 colher de sopa

Valor energético 62 kcal

Carboidratos 8.5 g

Fibra alimentar 5.5 g

Proteínas 2.5 g

Gorduras totais 2 g

Gorduras saturadas 1.9 g

Gordura trans 0 g

Colesterol 0 mg

Sódio 25 mg

Comparação entre diferentes farinhas e seu conteúdo de fibras

Segue a porcentagem por peso total, ou seja, em 10 gramas de farinha de coco – campeã absoluta, tem 4 gramas de fibra.

 

Farinha de coco                42%
Farinha de linhaça 28%

Farelo de trigo                               27%
Farelo de aveia                              16%
Farinha de centeio                       15%
Farinha de soja                               14%
Farinha de trigo integral               13%
Farinha de milho                          11%
Farinha de trigo refinada                3%

 

RECEITAS

Pão de Farinha de Coco 
3 ovos
2 c.sopa de óleo de coco 
1 colher de sopa de mel

1 colher de cafezinho de sal
1/2 xícara de farinha de coco peneirada
1 colher de chá rasa de fermento químico.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre uma forma para pão pequena com papel manteiga e unte com óleo de coco ou manteiga. Misture a farinha de coco com o fermento e reserve. Em uma vasilha bata rapidamente os ovos com o óleo, o mel e o sal com um batedor de ovos até ficar uma mistura homogênea. Junte a farinha com o fermento e bata com o batedor de ovos novamente até misturar bem. Coloque a massa na forma e leve ao forno para assar por 1 hora. Espete o centro do pão com um palito ou garfo e verifique se sai limpo – aí está pronto.

 

Biscoitos de Queijo

1 colher de sopa de óleo de coco ou manteiga derretida
1/3 xícara de farinha de coco peneirada
4 ovos
1 colher de cafezinho de sal
1 colher de cafezinho de cebola em pó
1 colher de cafezinho de fermento químico
¾ xícara de queijo prato ou mussarela ralado

 

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Misture bem com um batedor os ovos, o óleo, o sal e a cebola. Acrescente a farinha e o fermento e misture bem até ficar homogêneo. Coloque o queijo e misture até incorporar na massa. Com uma colher coloque num tabuleiro untado ou forrado com papel manteiga untado e asse por 15 minutos.

 

Panquecas com farinha de coco

2 ovos
1 colher de sopa de óleo de coco ou manteiga derretida
2 colheres de sopa de leite de coco
1 colher de chá de açúcar mascavo

1 colher de cafezinho de sal
2 colheres de sopa de farinha de coco peneirada 
1 colher de cafezinho de fermento químico

 

Bata os ovos, óleo, leite de coco, açúcar e sal. Misture numa vasilha a farinha de coco com o fermento e acrescente aos ovos, batendo bem até ficar liso. Aqueça uma pequena quantidade de óleo de coco numa pequena frigideira antiaderente e coloque 3 a 4 colheres de sopa para fazer a panqueca.

Contato

Nome*

E-mail*

Assunto

Mensagem

Av. das Américas 1155, Sl 212, Barra Space Center
Barra da Tijuca – RJ
Tel: (21) 2492-1251